Na minha opinião não há nada mais lindo que a maternidade. Gerar uma nova vidinha, vê-la crescendo dentro de você e, finalmente, recebê-la no mundo. Mas nem tudo são rosas, claro...
Mas - dizem os avós - que receber os "filhos dos filhos" é ainda melhor, já que não precisa passar pelos perrengues da gestação. Mesmo que o seu filho tenha 4 patas e seu vocabulário não vá além de AU AU...?
O tempo de gestação dos cães é muito mais curto do que o dos seres humanos.
Enquanto o período de formação de seres humanos é de aproximadamente nove meses, os cachorros desenvolvem-se no útero muito mais rapidamente. O período de gestação típico nos cães é de aproximadamente nove semanas ou entre 58 e 65 dias.
Os tutores, cuidadores e até criadores novatos poderão ter curiosidade sobre o que se passa durante este período. Podem também ficar ansiosos sobre o que lhes espera.
Este artigo irá apresentar o que se passa com um cão durante o período de gestação, bem como as mudanças que ocorrem na mãe.
O processo de fecundação ocorre durante a primeira semana. Neste momento, os embriões são compostos de apenas duas células e elas ficam nas trompas.
Durante este período, pode ocorrer enjoos matinais, bem como mudanças na personalidade da cadela.
A sua dieta e rotina de exercício não devem ser modificadas neste momento, exceto no caso de uma cadela sedentária, que deverá começar com formas leves de exercício para fortalecer o processo do parto.
A cadela não deve receber nenhuma vacina ativa durante a gravidez e não devem ser aplicados medicamentos contra pulgas.
Os embriões aumentam rapidamente durante a segunda semana. Eles começam com apenas quatro células e se multiplicam rapidamente até atingirem 64 células.
Durante esta semana, os embriões também podem chegar ao útero da cadela. Ela pode continuar tendo enjoos matinais, e a alimentação e os exercícios devem continuar consistentes com a primeira semana.
Durante a terceira semana, os embriões chegam ao útero. Os cuidados e a alimentação da cadela não mudam durante a terceira semana.
Veja também:
Quarta Semana de Gestação
Durante a quarta semana de gestação, os cachorros começam realmente a tomar forma no útero. Os olhos e as vértebras evoluem e o rosto fica reconhecível.
As mudanças também ocorrem na cadela ao longo deste período da gestação. Ela pode começar a ter corrimento vaginal claro durante esta semana e começa também o desenvolvimento das mamas.
No final da quarta semana também é possível, às vezes, sentir os cachorrinhos dentro do útero. Um veterinário pode conseguir definir neste momento o tamanho da ninhada.
Durante a quinta semana de gestação, os cachorros continuam a crescer e desenvolvem-se ainda mais.
Os fetos começam a ficar verdadeiramente reconhecíveis a esta altura, uma vez que continuam a crescer em tamanho e a formar os dedos dos pés, garras e brotos de bigodes. Também pode já ser possível neste momento determinar o sexo dos filhotes através do uso de aparelhos de ultrassons.
Por enquanto, os olhos dos cachorros ainda estão abertos mas, durante a quinta semana, fecham-se.
O peso da cadela começará a aumentar neste período e ela passará a aumentar de tamanho. Enquanto isso, você deve querer mudar o alimento dela para uma dieta com fórmula própria para cachorros para aumentar a quantidade de gordura na dieta e começar a dar uma multivitamina formulada para cães todos os dias.
A sexta semana de gestação é um momento emocionante, já que vai começando a surgir o pigmento na pele dos cachorros. O coração do feto já pode também ser ouvido com a utilização de um estetoscópio.
O abdômen da cadela vai continuar a crescer e é uma boa ideia começar a adicionar queijo fresco ou ovos às suas refeições a fim de acrescentar os nutrientes. Ela deve também começar a dormir na caixinha de parto para se acostumar ao local.
Durante a sétima semana de gestação, os fetos continuam crescer e a cadela também continua crescendo em tamanho. As suas refeições devem ser levemente intensificadas mais uma vez ao mesmo tempo que se espera que os pelos do seu abdômen comecem a cair à medida que seu corpo se prepara para o parto.
A oitava semana de gravidez é o momento a partir do qual os cachorros podem nascer a qualquer momento. Os fetos já se desenvolveram o suficiente e os nascimentos são viáveis a essa altura.
As necessidades nutricionais da cadela continuam a aumentar à medida que começa a amamentação. Acrescentar uma refeição extra irá ajudar a satisfazer estas necessidades.
A nona semana de gestação é considerada como a última semana. A maioria das cadelas dão à luz mais ou menos nessa época. Os fetos continuam a crescer no útero.
A cadela pode começar a fazer o ninho como preparação para o parto. À medida que o parto se aproxima, o apetite da cadela provavelmente diminuirá e a sua temperatura cairá para cerca de 36,5 a 37,5 graus Celsius.
??????????
E aí, mais preparado para receber os filhotinhos e cuidar bem da mãezinha deles? Espero que sim! ???
Conte para nós como o artigo te ajudou na preparação e acompanhamento desta fase tão especial.
Se estiver pronto para dar o próximo passo e aprender mais sobre os cuidados necessários à fêmea no período de gestação e aos filhotes recém nascidos conheça nosso Curso de Assistência a Neonatos, que está com 80% de desconto até 18/12/2021.
E até a próxima!