builderall


Qual a importância de conhecer as zoonoses?


Você se esforça para que seu companheiro esteja sempre saudável, bem alimentado, que tenha sempre carinho e alegria, mas...


...existem perigos que rondam essa convivência e podem muitas vezes ser fatais...


Pra você.


Um simples arranhão dado por ele, sem intenção de machucar, pode ser o gatilho necessário para que você seja infectado e fique doente.


Estou falando de zoonoses, doenças transmitidas de animais para seres humanos.


Mas sem neuras, se você tomar as medidas preventivas necessárias tudo correrá bem e tanto você quanto seu querido amigo estarão seguros e poderão desfrutar desta amizade por muito tempo.


E se você é como um de nossos alunos que sonham em trabalhar no cuidado com animais (e realmente estão fazendo algo para que isso se realize...)...


Ah! Aí já não é uma questão de se informar, dominar este assunto é sua OBRIGAÇÃO! (Desculpe as letras garrafais, era pra criar um clima de urgência ?)



Mas afinal, o que são zoonoses?


As zoonoses são infecções transmitidas de animais para os seres humanos.


Pra ter uma ideia de como estão presentes em nosso meio e da sua importância, estima-se que aproximadamente 6 em cada 10 doenças infecciosas contraídas por homens e mulheres são transmitidas por animais.


Deu pra entender?


Comumente, consideramos zoonoses apenas aquelas doenças transmitidas entre vertebrados.


Porém há autores que também consideram parte desse grupo aquelas infecções transmitidas por artrópodes, como os carrapatos, as pulgas, os piolhos e os mosquitos.


Vamos falar sobre o segundo grupo logo abaixo.


O maior perigo que as zoonoses trazem é porque muitas vezes os animais transmissores são domesticados e aparentam estar saudáveis.


Isso porque as doenças zoonóticas podem ser causadas por parasitos, fungos, bactérias ou vírus.






E como as zoonoses são transmitidas?


Existem 4 formas principais de transmissão das zoonoses, são elas:






Quais são as principais zoonoses?


As zoonoses mais comuns são:


Criptococose


Infecção causada pelos fungos Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii. A doença é transmitida pela aspiração do fungo, que costuma estar presente nas fezes de aves, principalmente pombos.


Criptosporidíase


Doença provocada pelo protozoário Cryptosporidium spp. A transmissão costuma se dar através da ingestão do cisto do protozoário em águas contaminadas com fezes de gatos, gado, cães, ratos, porcos, cavalos, veados, ovelhas, cabras, coelhos, lagartixas ou aves.


Brucelose


Infecção provocada pela bactéria Brucella spp. A brucelose é transmitida ao homem pelo contato com fluidos de animais infectados, especialmente cavalos, gado e ovelhas, ou pelo consumo de produtos alimentícios derivados desses animais, tais como leite e queijo não pasteurizados.


Dengue


A dengue é uma doença causada pelo Vírus da dengue e transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.


Doença da arranhadura do gato


A doença da arranhadura do gato é provocada pela bactéria Bartonella henselae. A sua transmissão se dá através de arranhões ou mordidas de gatos infectados.


Doença de Chagas


A doença de Chagas é uma infecção provocada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que é adquirida por meio da picada do inseto barbeiro das espécies T. brasiliensisPanstrongylus megistusT. pseudomaculata e T. sordida.


Doença de Lyme


A doença de Lyme é causada pela bactéria Borrelia burgdorferi. A transmissão é feita através da picada de carrapatos. Veados, lobos, cães, pássaros, roedores, coelhos e lebres são alguns dos animais que podem ser a fonte de contaminação do carrapato.


Esporotricose


A esporotricose é a micose da pele provocada pelos fungos do gênero Sporothrix, sendo o Sporothrix schenckii e o Sporothrix brasiliensis os mais comuns. A maioria dos casos de transmissão zoonótica se dá através de mordidas e arranhões de gatos.


Febre amarela


A febre amarela é uma infecção provocada pelo vírus da febre amarela através da picada do Aedes aegypti na forma urbana e pelo mosquito do gênero Haemagogus na forma silvestre.


Febre Chikungunya


A febre Chikungunya é causada pelo Chikungunya vírus e transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus.


Febre Zika


A febre Zika é uma infecção provocada pelo Zika vírus, transmitida através da picada dos mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus.


Hantavirose


A hantavirose é uma infecção provocada pelo vírus Hantavirus spp. A doença é adquirida através da inalação de aerossóis formados a partir de saliva, fezes ou urina de roedores, principalmente ratos.


Hidatidose


A hidatidose é provocada pelo parasito Echinococcus granulosus. A transmissão costuma ser feita através do contato com fezes de cães ou ovelhas.


------------------------------------------------------------------------

Curso Online de Zoonoses

Clique e confira hoje mesmo este curso!

-------------------------------------------------------------------------


Larva migrans cutânea (bicho geográfico)


A larva migrans cutânea, conhecida popularmente por bicho geográfico, é uma infecção causada pelo contato com as larvas dos parasitas helmintos Ancylostoma braziliense ou Ancylostoma caninum, que são eliminados nas fezes de cães e gatos contaminados.


Leishmaniose


A Leishmaniose é uma infecção provocada pelos por parasitos do gênero Leishmania, que costumam ser transmitidos pelo flebótomo (insetos semelhantes aos mosquitos, mas de família diferente) do gênero Lutzomyia.

As fontes de infecção são principalmente animais silvestres infectados, mas o cão doméstico pode servir também como hospedeiro.


Leptospirose


A leptospirose é uma doença provocada pela bactéria Leptospira interrogans, provocada pelo contato com água contaminada pela urina de roedores, principalmente ratos de esgoto.


Listeriose


Infecção provocada pela bactéria Listeria monocytogenes. A contaminação se dá através da ingestão de alimentos contaminados, principalmente carne e leite de gado e ovelhas.


Malária


A malária é provocada pelos parasitos Plasmodium falciparumPlasmodium vivaxPlasmodium malariae e Plasmodium ovale, que são transmitidos através da picada do mosquito do gênero Anopheles.


Peste


A peste é uma infecção provocada pela bactéria Yersinia pestis, cuja principal via de transmissão é a picada de pulgas de roedores, principalmente de ratos.


Psitacose


A psitacose é uma infecção provocada pela bactéria Chlamydophila psittaci. Sua transmissão é feita através da aspiração de poeira contaminada por dejetos de pássaros, tais como papagaios, araras, periquitos, pombos, perus, patos e gansos.


Raiva


A raiva é uma grave doença infecciosa causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. O vírus é transmitido por mordidas e arranhaduras de mamíferos contaminados. Na maioria dos casos, a transmissão ocorre através de cães ou morcegos. 


Salmonelose


A salmonelose é uma infecção provocada pela bactéria Salmonella spp. A bactéria é habitualmente adquirida através de alimentos contaminados ou contato direito com alimentos crus, como carnes.


Teníase e cisticercose


A teníase é uma verminose provocada pelos parasitos Taenia solium ou Taenia saginata. Os seres humanos se infectam através da ingestão de carne crua ou mal cozida de vacas ou porcos.


Tifo epidêmico


O tifo é um infecção provocada pela bactéria Rickettsia prowazekii. Sua transmissão se dá através dos piolhos.


Toxoplasmose


A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasito Toxoplasma gondii. A doença é adquirida através da ingestão acidental de ovos presentes nas fezes de gatos.


Tularemia


A tularemia é uma infecção provocada pela bactéria Francisella tularensis. A forma mais comum de transmissão é através do contato com coelhos contaminados. Mosquitos, carrapatos e ingestão de água contaminada são outras formas de contaminação.



Conclusão


Depois de analisarmos todas estas diferentes doenças transmitidas pelos nossos "filhos" podemos ver que este assunto não é brincadeira.


Deve ser levado muito a sério!


Mas é claro, não há nenhuma necessidade de alarde, basta que você siga rigorosamente o calendário de vacinação, mantendo-as todas em dia, e tome todos os cuidados necessários com possíveis situações de risco, ok?


Se você tem o sonho de trabalhar no ramo de cuidado com animais eu te convido a conhecer o nosso novíssimo Curso de Zoonoses, onde vai aprender com a nossa instrutora - a M.V. Mariane Franco - a prevenir, identificar e tratar as zoonoses mais comuns


E você, já conhecia todas as que listamos acima?


Tem alguma história sobre animais com zoonoses? Conte pra nós sua experiência, adoraremos ouvir. ???


Até a próxima!



PS: Gostou deste artigo? Então vai gostar ainda mais do nosso Curso Online de Zoonoses! Veja mais sobre ele aqui: newsprofissoes.com.br/curso-de-zoonoses



Referência: https://www.mdsaude.com